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BPO – BUSINESS PROCESS OUTSOURCING

Concessionar a execução de processos administrativos a parceiros especializados, e focar a organização nas actividades nucleares.

Mantenha o olho na bola.

Esse conselho é dado a todos os jogadores de baseball que rebatem a bola com um bastão, mas é tão relevante para as empresas de serviços financeiros que competem contra startups com tecnologia avançada e gigantes estabelecidas. Para muitas empresas, manter o foco na missão principal da organização — atender aos clientes e fornecer valor— é um desafio em um ambiente que exige que eles também assumam uma série de responsabilidades secundárias.

O que uma empresa faz uma vez que busca equilibrar a dedicação a seus clientes com a necessidade de completar uma variedade de tarefas administrativas, como o processamento de dados confidenciais do cliente e o tratamento da conformidade regulatória? A terceirização de processos de negócios — contratação de um provedor de serviços especializado em operações administrativas — é uma solução cada vez mais popular.

A parceria com um provedor de terceirização de processos de negócios (ou BPO) permite que as empresas se concentrem em suas principais competências, diz Daniel Melchior, líder em práticas de consultoria na América do Norte para serviços empresariais globais e serviços compartilhados com o The Hackett Group. A terceirização de recursos humanos, contabilidade e outras tarefas para um especialista nessas áreas libera tempo e recursos valiosos.

A vantagem do conhecimento externo

Muitas empresas de serviços financeiros já adotaram a terceirização, e analistas do setor esperam que a adoção cresça de forma constante nos próximos anos. Os especialistas dizem que as empresas que adotam essa estratégia veem uma série de benefícios diretos e indiretos.

“Muitas vezes, o propulsor número um que coloca as organizações de serviços financeiros nesse caminho é o custo, ” diz Melchior. “Os fornecedores de BPO têm essa escala e estão normalmente fazendo isso para um grande número de clientes. Eles podem partilhar esse custo para vários clientes e podem fazê-lo mais barato.”

Além da redução de custos, os provedores de serviços podem oferecer maior eficiência e qualidade. Sua especialidade está no serviço terceirizado, e muitos desses terceiros confiam em soluções avançadas de gerenciamento de informações e automação de fluxo de trabalho, permitindo que eles façam o trabalho melhor e mais rapidamente do que as próprias empresas clientes.

A DECISÃO DE TERCEIRIZAR

De acordo com Indivar Khosla, Vice-Presidente sênior/chefe global de serviços empresariais financeiros da empresa de consultoria Capgemini, antes que as empresas possam colher os benefícios da terceirização, elas devem responder a duas questões-chave: Quais processos elas terceirizarão? E como?

Para resolver a primeira questão, as empresas precisam identificar quais funções fazem parte de sua missão principal e estratégia de marca. Essas funções devem permanecer internamente e as empresas devem dedicar capital intelectual a esses papéis para competir melhor nos mercados que atendem.

No entanto, operações de rotina, como configuração do cliente, configuração da conta, configuração de dados mestre, suporte ao produto do usuário final e coleta de dados, podem não fazer parte da abordagem centrada no cliente de uma empresa. “Se esses processos não são fundamentais para sua estratégia de diferenciação, então é nisso que você precisa focar em termos de terceirização,” diz Khosla.

Se você olhar para as grandes empresas de serviços financeiros aqui nos EUA, praticamente todas elas terceirizaram algo.—Daniel Melchior, The Hackett Group

Superar obstáculos para o sucesso

Para ver todos os benefícios potenciais da terceirização, as empresas têm de evitar obstáculos comuns. Por exemplo, os processos devem ser consistentes e padronizados para alcançar bons resultados com um provedor de serviços, alerta Melchior. Além disso, as organizações de serviços financeiros devem especificar detalhadamente suas funções e responsabilidades e as do provedor de serviços. As empresas devem estabelecer acordos de nível de serviço com metas de desempenho e qualidade, e devem monitorar o trabalho do provedor e responsabilizá-lo por esses alvos.

A segurança é outra grande preocupação. “Sempre que uma empresa coloca seus dados nas mãos de uma entidade de terceiros, elas obviamente correm um risco,” diz Khosla. “Mas esse risco é bem reduzido pela maturidade dos provedores de terceirização de processos de negócios.”

Por causa dos dados e fundos que elas manipulam, as empresas do setor de serviços financeiros tendem a ser avessas ao risco. Em alguns casos, elas se apegam a sistemas legados menos eficientes e até antiquados porque não estão dispostas a mudar para outras plataformas.

Mas Melchior observa que os provedores de serviços provaram ser uma opção confiável para organizações que buscam melhorar a qualidade e a eficiência de suas operações administrativas, sem comprometer a segurança. Ele recomenda seguir a liderança de outras empresas que já mergulharam na terceirização.

“Se você olhar para as grandes empresas de serviços financeiros nos EUA, praticamente todas elas terceirizaram algo”, diz ele. “Você pode aprender com elas.”

Superar obstáculos para o sucesso

Para ver todos os benefícios potenciais da terceirização, as empresas têm de evitar obstáculos comuns. Por exemplo, os processos devem ser consistentes e padronizados para alcançar bons resultados com um provedor de serviços, alerta Melchior. Além disso, as organizações de serviços financeiros devem especificar detalhadamente suas funções e responsabilidades e as do provedor de serviços. As empresas devem estabelecer acordos de nível de serviço com metas de desempenho e qualidade, e devem monitorar o trabalho do provedor e responsabilizá-lo por esses alvos.

A segurança é outra grande preocupação. “Sempre que uma empresa coloca seus dados nas mãos de uma entidade de terceiros, elas obviamente correm um risco,” diz Khosla. “Mas esse risco é bem reduzido pela maturidade dos provedores de terceirização de processos de negócios.”

Por causa dos dados e fundos que elas manipulam, as empresas do setor de serviços financeiros tendem a ser avessas ao risco. Em alguns casos, elas se apegam a sistemas legados menos eficientes e até antiquados porque não estão dispostas a mudar para outras plataformas.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Equipamentos com tecnologia adequada para a sua exigência

Scanners modernos e atualizados, configuração e performance na medida exata para cada solução.

Custo zero de manutenção

Manutenção e suporte técnico de total responsabilidade da Busa durante toda a vigência do contrato.

Suporte técnico rápido e especializado

A Busa disponibiliza técnicos no local para atendimento imediato em caso de problemas com os equipamentos e suporte técnico remoto com especialistas, uma vez que a Busa possui total controle dos produtos locados, seus componentes, configurações e locais onde se encontram.

Facilidade de substituição e adição

Rapidez e eficiência na substituição e renovação dos equipamentos, reduzindo o tempo perdido em um processo normal de compra. Em caso de alguma falha no equipamento, a sua substituição é feita pela Busa em um prazo máximo de 8 horas comerciais, por um equivalente ou melhor. A necessidade de equipamentos adicionais aos locados é atendida de maneira ágil e prática, com a alteração do valor previamente contratado.

Locação por tempo flexível conforme sua demanda

Contratos elaborados individualmente que especificam o tipo de serviço desde a configuração do equipamento até o período de locação, possibilitando ao cliente fazer uma previsão financeira, uma vez que a locação oferece a exata previsão do fluxo de capital desembolsado durante o período de vigência do contrato.

Entrega, montagem, instalação e retirada no local e horário desejado

De maneira proativa a Busa planeja antecipadamente todas as necessidades de estrutura técnica para a instalação e retirada dos equipamentos no local desejado, por meio de uma equipe de profissionais qualificados e capacitados, o que possibilita um melhor aproveitamento dos recursos e maior efetividade nos resultados. É disponibilizado apoio técnico durante a realização dos serviços, assegurando ao cliente tranquilidade e confiança para a satisfação total no acesso aos equipamentos.

Melhor relação custo x benefício

A compra de equipamentos demanda disponibilidade de capital e tempo e com a constante evolução tecnológica, as máquinas se tornam obsoletas muito rapidamente, e o seu investimento também é rapidamente perdido. Com o passar do tempo, os gastos com manutenção e suporte da máquina aumentam, o que pode ocasionar também a perda de produtividade dos seus funcionários se tiverem que ficar parados sempre que for necessário acionar o suporte. Assim, o custo da locação é muito pequeno e os benefícios são muito grandes.

Preservação de seu capital para investimento em sua atividade fim

A locação de equipamentos permite que o parcelamento do pagamento gere uma reserva de capital de giro, que pode ser usada como investimento no seu negócio, evitando o dispêndio imediato de uma grande quantia de recursos que seriam necessários para a sua compra.

Abatimento como despesa no Imposto de Renda

O valor da locação pode ser lançado como despesa operacional da empresa, sendo portanto, dedutível do Imposto de Renda. A locação é 100% dedutível para as empresas tributadas pelo Lucro Real. Além disso, possibilita também uma simplicidade contábil, uma vez que a conta ativa fica com a Busa.

Entre em contato com os nossos especialistas, eles irão te ajudar a encontrar o equipamento ideal para atender suas necessidades!

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  • Av. de Moçambique, Bairro Zimpeto
  • (+258) 87 75 55 760
  • comercial@busa.co.mz

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